Conto de Inverno (The Winters Tale) - William Shakespeare

Capa do livro
Conto de Inverno (The Winters Tale) - William Shakespeare
Informações sobre o livro
Título Traduzido: Conto de Inverno (The Winters Tale) - William Shakespeare
Título Original: The Winter’s Tale
Ano de Lançamento: 1610
Gênero: Romance
Informações sobre o arquivo
Número de páginas: 137
Tamanho máximo: 197 kb
Formatos disponíveis: .doc
Idioma: Português
Compre este Livro no Submarino Compre este Livro na Americanas



Download no computador / eBook Reader / Mobile

197 kb

Sinopse

O Conto do Inverno, peça teatral composta por William Shakespeare no início do século XVII, segundo consta, logo antes de Cimbeline, Rei da Britânia, foi publicada pela primeira vez no célebre Fólio de 1623, primeira coletânea das obras dramáticas do poeta nascido em Stratford-upon-Avon, em 1564. Classificada entre os “romances tardios” (ou tragicomédias) junto a Péricles, Príncipe de Tiro, à Tempestade e à já citada Cimbeline, O Conto do Inverno divide a ação entre a Sicília e a Boêmia, não faltando encontros e reencontros fantásticos, magia e surpresa, em uma gama de situações que vão da tragédia à comédia pastoral.

A peça encerra inspirada teatralização de uma obra em prosa, um velho conto, Pandosto, recontado e publicado no final do século XVI, por Robert Greene, contemporâneo e rival de Shakespeare, obra bastante popular à época e cujo subtítulo – O Triunfo do Tempo – já sugere um dos principais temas do Conto do Inverno, isto é, do Tempo como “pai da verdade”. Mas, conforme costuma ser o caso, ao se apropriar de Pandosto, Shakespeare transforma a fonte utilizada, introduzindo elementos sumamente teatrais, como por exemplo, a inusitada e memorável rubrica “Sai, perseguido por um urso”, no terceiro ato, ao mesmo tempo catastrófica e farsesca; e a célebre “cena da estátua”, no quinto ato, autêntico coup de thêátre, tão implausível quanto comovente.

É rica a historiografia do Conto de Inverno em performance no mundo anglófono. Os registros têm início com o relato de Simon Forman, astrólogo e “médico” que assistiu a uma montagem do Conto no Teatro Globe, em Londres, em 1611. Consta que a peça fosse apreciada na corte de Jaime I, tendo sido encenada durante as festividades do casamento da Princesa Elisabete, em 1612-13.

Ler tudo
Opiniões sobre o livro

publicidade

Compartilhe

URL curta: