Direito Constitucional - Alexandre De Moraes

Capa do livro
Direito Constitucional - Alexandre De Moraes
Informações sobre o livro
Título Traduzido: Direito Constitucional - Alexandre De Moraes
Ano de Lançamento: 2008
Gênero: Literatura Nacional | Direito
Informações sobre o arquivo
Número de páginas: 920
Formatos disponíveis: .Pdf
Idioma: Português

    Sinopse

    Este livro condensa a análise doutrinária e jurisprudencial da Constituição Federal, proporcionando segura fonte de consulta para a solução das problemáticas constitucionais e seus reflexos nos diversos campos do Direito. Trata-se de um estudo profundo das normas constitucionais atuais, comparando-as com as Constituições brasileiras anteriores e de diversos países.

    Os temas polêmicos, abordados com clareza, posicionam o leitor sobre as diversas interpretações, trazendo à colação ilustradas opiniões de doutrinadores nacionais, estrangeiros e julgados dos Tribunais Superiores, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Estaduais.

    Igualmente, são analisadas as decisões e resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

    A obra é enriquecida com a citação da posição do Supremo Tribunal Federal em todas as questões importantes, indicando os repertórios ou mesmo o Diário da Justiça onde a íntegra da ementa ou do acórdão poderá ser encontrada.

    Dessa forma, apresenta visão geral do Direito Constitucional e de sua aplicação diária a todos os demais ramos jurídicos, interpretado pela doutrina nacional e estrangeira, pelos Tribunais e, principalmente, pelo guardião da Constituição Federal: o STF.

    A 24ª edição aponta o fortalecimento da atuação do Supremo Tribunal Federal em defesa das liberdades públicas e na colmatação das colunas constitucionais, com a consequente ampliação do ativismo judicial; bem como importantes alterações jurisprudenciais na Corte, entre elas, o reconhecimento do status da supralegalidade dos tratados internacionais incorporados no ordenamento jurídico brasileiro antes da EC nº 45/04 e a alteração no alcance dos efeitos da decisão no mandado de injunção.

    Importante, ainda, destacar a consolidação da atuação do Conselho Nacional de Justiça na regulamentação de temas vitais para o Poder Judiciário e toda a Sociedade, como, por exemplo, ao disciplinar as rotinas visando ao aperfeiçoamento do procedimento de interceptação de comunicações telefônicas e de sistemas de informática e telemática nos órgãos jurisdicionais do Poder Judiciário; ou, ainda, ao editar o Código de Ética da Magistratura Nacional.

    Como destaque de Direito Comparado, esta edição traz a alteração da Constituição Francesa ocorrida em 23 de julho de 2008, que introduziu verdadeiramente o controle abstrato de constitucionalidade (modelo kelsiano) naquele país.

    Livro-texto para a disciplina Direito Constitucional do curso de Direito. Manual de consulta para membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, advogados e demais profissionais de Direito. Recomendado para candidatos a concursos e ingresso em carreiras jurídicas.

    Ler tudo
    Opiniões sobre o livro

    publicidade

    Compartilhe

    URL curta:

    Avaliação

    5.74 (57.39%) (23 Votos)

    publicidade