Elementos de Geometria - Euclides

Capa do livro
Elementos de Geometria - Euclides
Informações sobre o livro
Título Traduzido: Elementos de Geometria - Euclides
Título Original: Os Elementos de Euclides
Autor: Euclides
Gênero: Geometria
Informações sobre o arquivo
Número de páginas: 224
Tamanho máximo: 2.76 mb
Formatos disponíveis: .pdf
Idioma: Português
Download no computador / eBook Reader / Mobile

    2.76 mb

    Sinopse

    Os Elementos de Euclides (grego: Στοιχεῖα) é um tratado matemático e geométrico consistindo de 13 livros escrito pelo matemático grego Euclides em Alexandria por volta de 300 a.C.. Ele engloba uma coleção de definições, postulados (axiomas), proposições (teoremas e construções) e provas matemáticas das proposições. Os treze livros cobrem a geometria euclidiana e a versão grega antiga da teoria dos números elementar. Parece que Euclides pretendia reunir três grandes descobertas do seu tempo: a teoria das proporções de Eudoxo (Livro V), a teoria dos irracionais de Teeteto e a teoria dos cinco sólidos regulares, que ocupava um lugar importante na cosmologia de Platão.
    Com a exceção do Sobre a Esfera Movente de Autolycus de Pitane, os Elementos é o tratado grego sobrevivente mais antigo [1] e contém o tratamento axiomático-dedutivo sobrevivente mais antigo da matemática.[2] Ele se provou útil na construção da lógica e da ciência moderna.
    Os Elementos de Euclides é o livro mais bem sucedido e influente jamais escrito. Tendo sido colocado em tipos primeiramente em Veneza em 1482, é um dos primeiros trabalhos de matemática e ser impresso depois da invenção da prensa móvel e perde somente para a Bíblia em número de edições publicadas, com o número batendo nas mil edições.

    Ler tudo
    Opiniões sobre o livro

    publicidade

    Compartilhe

    URL curta: