A Mão e a Luva - Machado de Assis

Capa do livro
A Mão e a Luva - Machado de Assis
Informações sobre o livro
Título Traduzido: A Mão e a Luva - Machado de Assis
Título Original: A Mão e a Luva
Ano de Lançamento: 1874
Gênero: Romance
Informações sobre o arquivo
Número de páginas: 59
Tamanho máximo: 387 kb
Formatos disponíveis: .pdf
Idioma: Português
Compre este Livro no Submarino Compre este Livro na Americanas



Download no computador / eBook Reader / Mobile

387 kb

Sinopse

"A mão e a luva" é um romance escrito por Machado de Assis, publicado em 1874.
Incrível a diferença no ritmo e narrativa entre este que é o segundo livro de Machado e "Memórias póstumas...". A Mão e a Luva é perfeitamente sintonizado com o Romantismo entretanto é possível perceber entre a estrutura clássica do romance, as características que farão de Machado nosso verdadeiro bruxo do Cosme Velho! A conversa com o leitor e o sarcasmo mostram-se, ainda que timidamente, como em:
Estevão, vendo-se abandonado e rejeitado começa a se iludir pensando que tudo não passa de um teste do ser amado: "A imaginação de Estêvão desceu por este declívio de floridas conjecturas, e Luís Alves entendeu que era de bom aviso não espantar-lhe os cavalos. Ela foi, foi, foi por ali abaixo, rédea frouxa e riso nos lábios. Boa viagem!" "A careta que fez ao sair ninguém lha pôde ver, e não se perdeu nada." "as aparências de um sacrifício valem mais, muita vez, do que o próprio sacrifício"
A obra tem também um quê de pessimismo, ou ao menos, uma desilusão com o caráter humano. O enredo trata de uma garota determinada e segura de si, de origem humilde e simples que se vê a "fortuna" dar-lhe oportunidade de ascender socialmente e busca manter-se assim após (ou através de) o casamento. É pretendida por três: o sincero e romântico Estevão, que carrega em si todos os estereótipos dos heróis românticos, sendo tratado pelo narrador como apaixonado e sincero, porém patético. O previsível, vazio e medíocre Jorge, muito próximo à menina porém sem brilhantismo. E o astuto e ambicioso Luís Alves (único com nome e sobrenome!), homem sóbrio determinado, com aspirações políticas e sociais fortíssimas. Frente a isso, a união entre a menina Guiomar e Luís Alves, é tão certeira como o ajuste entre a Mão e a Luva!!

Ler tudo
Opiniões sobre o livro

publicidade

Compartilhe

URL curta: