A Semana - Machado de Assis

Capa do livro
A Semana - Machado de Assis
Informações sobre o livro
Título Traduzido: A Semana - Machado de Assis
Título Original: A Semana
Gênero: Contos e Crônicas
Informações sobre o arquivo
Número de páginas: 210
Tamanho máximo: 844 kb
Formatos disponíveis: .pdf
Idioma: Português
Compre este Livro no Submarino Compre este Livro na Americanas



Download no computador / eBook Reader / Mobile

844 kb

Sinopse

Primeiro de três volumes, abrangendo os anos de 1892 e 1893, das 248 crônicas que Machado de Assis publicou até 1897 na Gazeta de Noticias, com o título, A Semana. É quase um terço da série, e termina num momento significativo, quando a Gazeta foi suspensa por um meês, ao desafiar a rígida censura durante a Revolta da Armada.
Neste volume se incluem algumas das crônicas mais famosas de Machado, como o necrológio do livreiro O punhal de Martinha O autor de si mesmo e Saltadores da Tessália.

As edições anteriores de A Semana foram a de Mário de Alencar, de 1910, com somente 108 crônicas, a Jackson das Obras Completas, de 1937, com muitos erros, e uma, também da Jackson, de 1957, confiada a Aurelio Buarque de Holanda Ferreira, esta mais cuidada, anotada, mas ignorando evidentes erros de impressão.

Em nossa edição, seguindo os mesmos princípios da dos Bons Dias! ( Editora Hucitec, 1990). John Gledson, apesar de usar o texto de Aurélio como referência, retornou à Gazeta de Notícias, anotando erros de impressão e momentos duvidosos. As notas situam as crônicas no seu momento histórico e as tornam mais compreensíveis. No fim do livro acha-se extenso índice de nomes, obras, cidades, países, acidente geográficos etc.

Estas crônicas, publicadas todos os domingos no talvez mais importante, popular e respeitado jornal do Rio de Janeiro, trazem à tona a reação de Machado de Assis à cena política e social que o cercava. Supostamente leves e triviais, mais recreativas do que educativas, carregam toda a ironia do Autor num período muito turbulento, no início da Rapública.

Ler tudo

Prólogo

Ler tudo
Opiniões sobre o livro

publicidade

Compartilhe

URL curta: