Quincas Borba - Machado de Assis

Capa do livro
Quincas Borba - Machado de Assis
Informações sobre o livro
Título Traduzido: Quincas Borba - Machado de Assis
Título Original: Quincas Borba
Ano de Lançamento: 1892
Gênero: Contos e Crônicas
Informações sobre o arquivo
Número de páginas: 175
Tamanho máximo: 1 mb
Formatos disponíveis: .pdf
Idioma: Português
Compre este Livro no SubmarinoCompre este Livro na Americanas



Download no computador / eBook Reader / Mobile

    1 mb

    Sinopse

    O romance conta a vida de Rubião, um pacato professor que se torna rico da noite para o dia ao receber uma herança deixada pelo filósofo Quincas Borba, criador de uma filosofia chamada Humanitismo. Rubião passa a viver no fausto da Corte do Rio de Janeiro, num ambiente a que não estava acostumado e que muito o deslumbra. Torna-se amigo de um casal, Cristiano Palha e Sofia, em torno dos quais e do próprio Rubião gira todo o enredo do romance. Há também um cachorro, o Quincas Borba, que herdou o nome do filósofo, que fora seu dono, antes que ele passasse a pertencer a Rubião.
    Rubião acaba sendo traído pelo casal Palha e Sofia, pois estes estorquem seu dinheiro, esta com os presentes caros que ele lhe dá; aquele com os empréstimos que lhe toma e nunca paga e com a sociedade que constituem - quando os negócios começam a ir bem e Palha percebe que Rubião está cada vez mais pródigo e que suas chances de lucro no futuro são cada vez maiores, desfaz a sociedade e não paga os atrasados ao amigo.
    Rubião morre pobre e solene. Já muito afetado pela doença na sua cidade natal, relembra parte de uma explicação que lhe foi dada por Quincas Borba, e que habitou muito sua mente nos primeiros momentos quando soube que herdara toda fortuna do citado filósofo, diz: "Ao vencedor, as batatas". Muito resumidamente isto quer dizer, a quem venceu a guerra, que desfrute das batatas. Nos campos de batalha pós-guerra, se a tivesse vencido, teria o luxo de desfrutar de deliciosas batatas. Naturalmente, referindo-se a sua "odisséia" de Minas à corte, e de lá cá de volta.

    Ler tudo

    Prólogo

    Ler tudo
    Opiniões sobre o livro

    publicidade

    Compartilhe

    URL curta: